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sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Releitura e comentário de textos

Releitura e comentário de textos (continuação - pubicação interrompida)

2) Se um viajante numa noite de inverno (Ítalo Calvino).

O texto como um todo apresenta um ritual que antecede a leitura do livro Se um viajante numa noite de inverno de Ítalo Calvino. Traz duas ilustrações à primeira, próximo ao titulo, mostra a imagem de uma garrafa contendo uma passagem ou mistura entre campo e cidade. Sugere o tal conteúdo de uma história que pode percorrer todos e quaisquer cantos do mundo a leitores desconhecidos, ao encontro de diversos e diferentes. A segunda ilustração, uma encenação da seqüência das posições mais diversas e adequadas para a realização da leitura do livro, que provavelmente seria difícil, longa, maçante ou tão interessante de não poder ser interrompida.
Durante a leitura do texto, o autor vai conduzindo o leitor, envolvendo-o aos seus comandos, com redução, informações, comparações, de forma a sentir-se a vontade, a ter gosto, prazer pela leitura.
Após a leitura, é possível:- que ler um livro é viver uma aventura, selecionar algumas intenções como, por exemplo, a importância de ler livros, a expectativa de ler livros, e um novo aprendizado que se obtém a cada leitura de livros.
Há predominância de verbos no imperativo, criando a possibilidade de dever, não de obrigação, mas de compromisso, e exclusividade ao ato de ler e diálogo entre interlocutores.
Por outro lado, pode se comparar a seqüência de insinuações, do ritual de preparação para a leitura (explicita no texto) com a aplicabilidade, procedimento metodológico. Há necessidade da busca de conceitos teóricos e relaciona-los à prática. Como leitor que o professor é, deve procurar uma fonte norteadora de idéias e assim orientar-se para a elaboração e avaliação do material e conduzir seqüências didáticas e discursividade.
A expressão um viajante sugere diversidade, mudanças, ações continuas e numa noite de inverno aponta para especificidade, não sendo qualquer noite igual, a de inverno, isto é um objetivo a fim.



3) O milagre

O texto apresenta informação através de fragmentos sobre o gerenciamento político na esfera econômica durante três décadas.
Os fragmentos são compostos por situações e fatos que fazem o leitor buscar e investigar aspectos desses períodos históricos, possibilitando assim, a contextualização político-geográfica.
Para a compreensão efetiva do texto, o leitor aprecia seus conhecimentos prévios em história, geografia, sociologia e linguagens. Há evidência do conhecimento específico nas áreas de Ciências Humanas pela capacidade de compreender o tempo antes o confrontando com o agora. Uma leitura, que a princípio parece maçante pela descrição que mostra dados estatísticos, características de fatos benéficos e maléficos, interrompidos pela sinalização de colchetes, mas que não se excluem da coerência textual. Essa seqüência de situação, fatos, dados, ao longo do tempo faz lembrar a questão do milagre, que raramente acontece, porém não é totalmente descartável da vontade de um povo que o busca perante situações desespero, mágoa, angustia. Assim, o texto mascara a verdade da exploração humana na busca incansável de resolver os problemas financeiros econômicos à base da fé pública.

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