leitura

leitura

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Atividades para ensinar a ler e produzir poemas

Antecipação:
Questionar com os alunos:
"Você conhece alguma poesia?", "Você gosta de poesia?" , "O que é poesia?"
Dividir a turma em grupo e pedir para escrever sobre o que é poesia e expor num mural. Após, ler com os alunos o poema:


CONVITE

Poesia é brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio e pião.
Só que
Bola, papagaio e pião.
De tanto brincar, se gastam,
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas,
Mais novas ficam.
Como a água do rio,
Que é água sempre nova.
Como cada dia,
Que é sempre um novo dia.

(Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991)

Depois dessa leitura, provocar uma conversa sobre poemas, fazendo-os observar a estrutura, o jogo das palavras, a beleza, as idéias que se tem sobre o título, versos, e algumas palavras do poema. Colher as idéias e expor no mural. Em dupla pedir para comparar o que produziram com as atividades desenvolvidas após a leitura e anotarem as conclusões. Mostrar as variedades de idéias e prepará-los para uma nova produção:

Produzir Poemas é uma atividade lenta e difícil, mas não impossível.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto. (ir questionando o que é... e respondendo retoricamente.

Desenvolvendo atividades interdisciplinares para produzir poemas a partir de uma canção

Eixo Temático: Consciência Negra, ( 5ª e 6ª séries)

1ª Etapa – ouvir, recitar e depois cantar (1 aula)
Música: Lavagem Cerebral (Gabriel o Pensador - Sony, 1993) –
2ª Etapa – exploração temática e estrutural da canção (2 aulas)
° Pedir para ouvir e comentar que problema é apresentado na canção. Conduzir os comentários de forma que expliquem também o vocabulário das palavras chaves (preconceito, racismo, discriminação).
° Após esse momento, apresentar a letra da canção apontando a forma estrutural, distribuição das palavras, versos, e outros recursos de organização do texto no papel.
° Comentar o sentido e a intenção de cada palavra ou repetição, quantidade de versos, formação das estrofes e a narratividade.
° Comparar o título com a narratividade do texto, tema e realidade.
3ª Etapa - Produção de poema: (2 aulas)
° Reler a canção e comentar situações histórico-geográficas, tempo, espaço e opinião sobre as questões relacionadas ao tema.
° Pedir para expor no papel a opinião e sugestões para melhorar essa estupidez de preconceito, racismo e discriminação, utilizando diferentes recursos expressivos, ritmo, melodia entre as palavras, com sentido e beleza para chamar atenção dos colegas.
4ª Etapa – Reescrita (2 aulas)
Fixar em painel para a classe conhecer diferentes opiniões e formas de escrita. Comentar com a sala possíveis desvios gramaticais e organizacionais do poema, solicitar que façam a reescrita destacando as correções antes de passar a limpo a atividade refeita.
Observação: durante a aula de exploração do poema, surgiram muitas possibilidades de trabalhar a escrita das palavras, pode ser mostrado, só não esquecer que o objetivo dessa atividade é ouvir música para motivar a produção de poemas.

2 comentários:

Cid disse...

Professoras, vocês deverão completar as atividades que estão faltando. Na proposta de atividade faltaram os comentários das capacidades de leitura e escrita. Apreciamos as atividades realizadas e o esforço para chegar ao final do curso.Abraços, Cid e Tamar.

Escola Mul. Prof. "Domingos Laudenir Vitorino" - Ens. Fundamental, Projeto Piá e Pólo Presencial disse...

Adorei o seu blog, me deu subsidios para o inicio do trabalho com poemas, nas séries iniciais.