leitura

leitura

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

AS MENINAS DIZEM QUE...

A LEITURA E A ESCRITA

A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas. O professor é o mediador que viabiliza a compreensão de conteúdos, com isso está ativo às atividades de leitura e escrita para atingir seus objetivos, cumprindo o papel social na construção de conhecimento do aluno. Quando todas as disciplinas desenvolvem atividades de leitura e escrita, colaboram na formação de leitores competentes. Se cada professor das diferentes disciplinas praticar atividades que permitam ao aluno o ato freqüente de ler enunciados, pequenos textos, comandas e diferentes portadores de textos, estará abrindo espaço a uma das competências mais importantes a serem trabalhadas: ler. A leitura permite melhoria na escrita e, conseqüentemente, correção no uso de linguagem, de acordo com as normas da Língua. Uma atividade, por exemplo, fácil de ser utilizada é a reescrita. Assim o aluno familiarizando com a escrita correta e conseqüentemente lendo o que escreveu, aprende com prazer as habilidades e as comandas de qualquer conteúdo a ser trabalhado.


LEITURA: é um ato de ler, descobrir e entender a imagem daquilo que se visualiza: símbolos, sinais, códigos, formas, cores, e outros. É com a leitura que se percebe os diferentes textos, as diferentes formas, os diferentes objetivos e as diferentes idéias.
ESCRITA: é a ação de registrar a leitura; registro do resultado da impressão adquirida pela interpretação da imagem. É a apresentação concreta de idéias, pontos de vistas, descobertas em relação a si ao mundo.

PARÓDIA: é recriar uma arte já existente com uma nova interpretação, de forma que é possível identificar e relacionar as obras entre si (agora e antes) compreendendo o significado que ambas contém.


Nenhum comentário: