leitura

leitura

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E NÃO POSTADAS ANTERIORMENTE

AULAS DO 4º ENCONTRO
Capacidades de Leitura-
Proposta A
-Localização de informações explícitas no texto.
-Proposta B
1- Aguçar os conhecimentos prévios dos alunos.
2-Localizar informação explícita no texto.
3-Reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.
4-Estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados.
5- Estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade.
6-Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente.
7-Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.

Retomada:
Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas?
O estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos e é preciso exercê-lo em todas as áreas, porque ler e escrever é compromisso da escola. Os objetivos de todas as disciplinas, devem provocar oportunidade aos alunos de compreenderem os vários gêneros textuais nas diferentes esferas de circulação.
Então, o trabalho com a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento contribui para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade. Deve-se envolver o trabalho de todos os professores nesse processo de leitura e escrita, que, durante a aula tecendo comentários sobre os textos lidos, possibilita ao aluno a construção de suas hipóteses e de sua autonomia em qualquer área do conhecimento.

Concordamos que no texto:

Objetivos de leitura
Quando se estabelece objetivos para a leitura e esses são passados ao aluno
1) Os obetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
2) Antecipar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajudá-los no seu processo de compreensão.
3) Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem reralizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.

Em Relação a:
Questão do ENEM
refazemos:
Que conhecimentos, capacidades, competências e habilidades os alunos deveriam ter desenvolvido para responder esta questão corretamente?
Os alunos deveriam ter:
1. checado as hipóteses;
2. comparado as informações;
3. produzido inferências locais e globais;
4. construção do sentido;
5.antecipação e predição;
6.definição de finalidades e metas da atividade de leitura;
7.interdiscursividade e intertextualidade.

(Resposta correta: letra E.)

AULA 27/09
Gêneros que circulam na área LCT
A disciplina de Língua Portuguesa faz um trabalho de reflexão e operação da linguagem e sobre a linguagem, porém o trabalho com leitura e escrita deve ser compromisso de todos. Principalmente quando os alunos apresentam várias dificuldades de compreensão dos gêneros que dependem da opinião deles ou de um relato.
Um exemplo seria o aluno ao contar uma experiência vivida durante uma situação, que não faça parte de seu cotidiano, ou que não tenha acesso a um jornal impresso, revista, em por isso, encontram dificuldade de fazer uma inter-relação entre os textos lidos.
Por isso a dificuldade deles vem do fato de ausência do conhecimento a alguns gêneros e, em alguns momentos, por não se tratar do objetivo de vida deles.

Um comentário:

Cid disse...

E as novas atividades?Bj