leitura

leitura

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

COMENTÁRIOS SOBRE TEXTOS E ATIVIDADES DO CURSO

CONSIDERAÇÕES GERAIS APÓS A LEITURA DO TEXTO no CD do Ensino Médio em Rede:
“Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania” (Roxane Rojo) e 3ª VERSÃO – LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS:

O Professor não é dono da verdade, deve orientar para vaias idéias. Para isso há necessidade de mostrar-se um leitor competente e ser apto a criar condições de leitura e escrita a seus aluno sem qualquer ambiente, virtual ou não.
O ato de ler consiste em diversos procedimentos, diferentes estratégias e capacidades (perceptuais, cognitivas, afetivas, sociais e lingüísticas) associadas sempre a uma finalidade.
Em relação aos procedimentos, podemos apresentar duas características importantes que aprendemos sobre concepção de leitura: a codificação mecânica dos signos lingüísticos e o processo de compreensão abrangente. Se um aponta para o aprendizado a partir do condicionamento estímulo-resposta, a outra, dinamicamente envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, políticos, culturais e econômicos.
Podemos dizer que com o acompanhamento de um curso é possível ir além de conteúdos significativos. É uma atividade de importância fundamental para o exercício da leitura e escrita à prática pedagógica e motivação à autonomia leitora.
Percebemos que a leitura como u processo, cujo leitor participa com aptidão, que não depende só de sua capacidade de decifrar sinais, mas também de sua capacidade de dar sentido a ele, compreende-los, levando em conta a situação do texto – o contexto de atuação, as pessoas com quem convive e as influências de diferentes linguagens.
Quanto às estratégias, devemos lembrar que a leitura se realiza a partir do diálogo do leitor com o objeto lido – seja gráfico, sonoro, gestual, imagem, acontecimento. Esse diálogo está ligado ao tempo, espaço e situação com que o leitor conhece, vive, necessita e corresponde à interação texto-leitor.
As estratégias para saber ensinar leitura ou escrita estão associadas ao ato de criar condições tanto para entender o objeto a ser lido ou a ser elaborado, como para realizar-se conforme interesses necessidades, fantasias e objetivos reais. Não basta então, propiciar acesso a livros e contato a diferentes esferas de atividades humanas, convém seguir um ritual dialógico de sentido capaz de captar algo e propor a ensiná-lo a alguém.
Para as capacidades, vimos que aprender a ler significa também aprender a ler o mundo, dar sentido a ele e a nós próprios. É importante enxergar a leitura como instrumento libertador e possível de ser compromisso de todas as áreas. É considerável estabelecer objetivos para a leitura ou para a escrita a fim de desenvolver a capacidade de compreensão e produção de vários gêneros nas diferentes esferas de circulação, contribuindo assim, para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade.A capacidade, portanto diz respeito às possibilidades de alguém construir hipóteses, reconhecer e comparar situações, estabelecer e posicionar-se sobre elementos de textos ao seu convívio.
Apesar de que, leitura e escrita ser compromisso de todas as áreas, percebemos que a área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias foca o trabalho de leitura e escrita com especificidade: reflexão e operação de linguagem sobre a linguagem.
A escola proporciona atividades multidisciplinares para amenizar dificuldades de compreensão dos gêneros textuais, porém há necessidades ainda de promover mais a capacidade de opinar, relatar experiências e fatos como compromisso e ações contínuas de todos os segmentos. Com isso, qualquer um, não só o professor de letras, deve buscar novas aprendizagens e atualizar-se para orientar outros à exposição de diferentes idéias.
Temos certeza de que, o curso “Desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento” ou toda e qualquer atividade de leitura de gêneros, virtual, diversidade de autores vêm ao encontro das nossas necessidades em receber formação, informação e orientação para o desempenho de um leitor competente com conhecimentos e capacidades lingüísticas, discursiva, cultural e ideológica, conseqüentemente pôr em prática de acordo com os objetivos e situações das diferentes áreas.
Jales, 18 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: