leitura

leitura

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

AVALIACÃO DO MODULO (1 º Mês)

Avaliação do modulo 1 (lº Mês)

Eu acredito que os objetivos propostos na primeira unidade do curso, sem duvida, foram contemplados nas atividades desenvolvidas. pois foram organizados em torno da prática de leitura e escrita proporcionando interação com o grupo e uma analise profunda nas diferentes esferas. Conheci perfis pessoais tanto do grupo como de outras pessoas na web. Aprendi o valor da expressão de opinião, dos depoimentos, do debate. Com a leitura virtual também pude verificar como são elaboradas as apresentações para transação comercial, formulários, blogs, escritos de diversos autores, de meus colegas de profissão, dentre outros. Em relação ao compartilhamento das experiências, a interação com o grupo, ou seja diferentes áreas do conhecimento è muito relevante no que diz a respeito à troca de sugestões para inovação no processo ensino aprendizagem, porque enriquece a prática pedagógica. E o contato maior com o computador durante a interação no blog proporcionou satisfação profissional e pessoal em promover a escrita e a leitura de aprendizagens adquiridas pelo curso. Sem duvida esse tipo de trabalho, metodologia foi um pouco assustador, mas sei que devo penetrar no mundo da informatização para acompanhar os alunos, que estão cada vez mais aptos com essa máquina.
O acesso à web possibilita a comunicação imediata e ao mesmo tempo a troca de informação que permite contribuir para orientar-me a trabalhar com o aluno informatizado e com o menos experiente.
As mudanças ocorridas estão centradas em relação aos conceitos de gêneros discursivos e de esferas de atividade, pois a teoria mínima de antes não me deixava compreender e explorar a leitura e escrita como faço agora, conhecendo os procedimentos, estratégias e as capacidades de leitura e escrita envolvidos no ato de ler.
Na escola, ao preparar textos para oferecer ao aluno, percebo que não basta solicitar a leitura tão somente. Eu tenho que conhecer o objeto a ser lido antes de oferecer aos alunos, devido as diferentes características de gênero, enquanto leitura que interfere no processo de compreensão, estilo e exploração das idéias.de cada um. A orientação sobre os objetivos da leitura, a forma de ler o texto, as propostas de atividades sobre textos devem ser claras e acompanhadas com questionamentos, e ainda mais informações (além das contidas no texto a ser lido). Enfim, são algumas situações pedagógicas que estou praticando na escola para que meu aluno tenha o mínimo necessário à compreensão e produção de textos.
Jales, 11 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: